Essa atividade é dividida em dois jogos. O primeiro, “Sorteio na Caixa”, começa com uma breve explicação sobre como surgiram os estudos das probabilidades. Em seguida, surge uma tela onde o aluno deve escolher entre peças circulares ou triangulares de cores azul, verde ou amarelo, de forma que o total de peças seja 80 (por exemplo, 15 círculos azuis, 15 círculos amarelos, 15 círculos verdes, 15 triângulos azuis, 10 triângulos amarelos e 10 triângulos verdes). Em seguida, deve-se escolher a peça em que vai apostar, calcular a chance de essa ser sorteada e realizar o sorteio. Ele procede dessa forma por seis vezes e, ao final, verifica seus acertos e sua pontuação.
O segundo jogo é a “Roleta Matemática”, onde o aluno tem à sua disposição as possibilidades de escolha de aposta. Ao iniciar o jogo, surge uma breve simulação de como o aluno deve proceder para jogar. Primeiro, deve escolher sua opção de aposta, em seguida identificar em uma tabela de frações quais as suas chances de acerto, e, conforme o resultado obtido, o aluno deve calcular sua pontuação conquistada ou perdida.
Com este jogo, o professor poderá exemplificar e contextualizar os conceitos envolvidos no trabalho com situações em que haja probabilidades de reunião ou de intersecção de eventos. Com base no que será trabalhado na atividade e na discussão sobre os resultados obtidos será possível chegar às equações:
- P(A Ç B) = P(A).P(B) para casos de eventos independentes, e
- P(A È B) = P(A) + P(B) - P(A Ç B) para reunião de dois eventos.
Qualquer dúvida ou sugestão pode ser deixada nos comentários ou enviada diretamente para o nosso email.
* Conteúdo criado com base no arquivo das autoras e na aula da professora Jucimara Baptista Batista, encontrada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1328


Sem comentários:
Enviar um comentário