quarta-feira, 20 de maio de 2015

A versatilidade do software Hot Potatoes

O Hot Potatoes é um software educacional para a criação de exercícios em formato html (que podem ser lidos em praticamente qualquer computador, e podem ser transmitidos pela internet). Encontra-se em versões para Windows, Linux e Mac, e é gratuito.

Compreende um pacote de seis ferramentas, onde cinco delas permitem criar exercícios de tipos diferentes através da inserção de textos, perguntas, respostas, imagens e outros, e uma sexta que compila os exercícios criados nas ferramentas anteriores e salva em uma única unidade html. As ferramentas são:
     JCloze – cria exercícios de preenchimento de lacunas;
     JCross – cria exercícios de palavras cruzadas;
     JMatch – cria exercícios de combinação de colunas (textos e/ou imagens);
     JMix – cria exercícios de análise de sentenças;
     JQuiz – cria exercícios de escolha múltipla;
     The Masher – une os exercícios feitos nas ferramentas anteriores.

O programa está disponível em português, e é bastante intuitivo e fácil de manusear. Para fazer download de um manual em português, clique aqui.
Pode baixar o programa aqui (com instalador) ou aqui (pelo Softonic). Para mais informações e instalação em Linux e Mac, clique aqui (em inglês).

Aqui há um simples exemplo de um programa de cada tipo, mesclados com o The Masher. O tema aqui foi as quatro operações matemáticas básicas, e foram usadas apenas as ferramentas básicas do Hot Potatoes. Para visualizar o exemplo, baixe o arquivo exemplo.zip, descompacte-o utilizando o Win-Rar ou outro programa apropriado e, na pasta que se abrir, clique em exemplo.htm. Basta selecionar a atividade desejada. Na página da atividade, o botão check verifica se as respostas estão certas, o botão index volta ao menu inicial e as setas levam à atividade anterior ou à próxima.

Qualquer dúvida pode ser deixada nos comentários ou enviada para nosso email :) .

*Informações retiradas do arquivo pessoal das autoras e do banco de dados do software (http://hotpot.uvic.ca).

Sem comentários:

Enviar um comentário